ACTUALIDADE:

Turismo

Sítios a Visitar

Localidades

<b>Pedra de Lume  - </b> Fundada em 1804 por Manuel António Martins, é a mais antiga povoação da ilha do Sal. Composta por famílias de ex-trabalhadores das salinas, que até hoje habitam as casas construídas na época do comércio do sal. A localidade mantém-se praticamente inalterada nos últimos cinquenta anos dando-nos a sensação de ter parado no tempo. Pode-se considerar a localidade um centro histórico, pois nela encontra-se uma capela construída no século XIX, velhos barracões, as instalações de transporte por cabo e um sistema de moenda e ensacamento do sal em avançado estado de degradação. 
				Actualmente, as salinas de Pedra de Lume constituem uma das principais atracções turísticas da ilha. <b> Palmeira - </b> Outra antiga povoação da ilha do Sal (recentemente elevada á categoria de vila) é a Palmeira, cuja população vive essencialmente da actividade piscatória. Pensa-se que o seu nome teve origem nas tamareiras existentes na Ribeira de Fontona, situada a sul da baía da Palmeira. Considerado um dos centros de desenvolvimento industrial, actualmente Palmeira é o centro de produção de energia eléctrica e de água potável da ilha. Além disso, o Porto de Palmeira contribui para a inserção de Cabo Verde no sistema económico mundial. É uma vila muito agradável que muita satisfação dá àqueles que a visitam.  <b>Espargos  - </b> Bem no centro da ilha, a Cidade dos Espargos assume as principais actividades administrativas e constitui o principal centro comercial do Sal. A povoação nasceu com as principais instalações de apoio à companhia italiana LATI e seus voos da Europa para a América do Sul. Ligadas às actividades aeroportuárias, a Espargos foi crescendo sempre e transformando-se na zona de maior concentração da população salense. <b>Santa Maria  - </b> Por volta de 1830, e em virtude da exploração e mercado do sal, nasce a vila de Santa Maria na ampla baía que constitui o bordo sul da ilha. A vila, hoje Cidade de Santa Maria é uma das principais senão mesmo a principal zona turística da Ilha e do país. Durante o ano, acolhe turistas dos mais variados países que, em busca de tranquilidade e descanso, se apaixonam pelas extensas praias de areia branca e águas cristalinas. 
				A Cidade de Santa Maria é onde se concentra o grosso das infra-estruturas hoteleiras, embora existam carências em termos de equipamentos sociais e urbanos.

C
O
N
T
A
T
O
S